Início Amazonas Prefeitura embarga obras da Águas de Manaus e ameaça expulsar concessionária após multas milionárias
Amazonas

Prefeitura embarga obras da Águas de Manaus e ameaça expulsar concessionária após multas milionárias

Prefeitura embarga obras da Águas de Manaus e ameaça expulsar concessionária após multas milionárias

Manaus/AM - O embate entre o Executivo municipal e a concessionária Águas de Manaus ganhou um novo e tenso capítulo. O prefeito Renato Junior declarou "guerra" à empresa e anunciou o embargo total de suas obras na capital, além da aplicação de multas expressivas que já ultrapassam os R$ 9 milhões. A medida drástica foi motivada pela destruição recorrente do pavimento recém-aplicado pelas equipes do município.

Carregando embed...

De acordo com o pronunciamento do prefeito, a administração municipal envia o cronograma de planejamento de asfaltamento com antecedência à concessionária. No entanto, a empresa tem realizado intervenções logo após a finalização das obras viárias, gerando forte descontentamento na gestão pública.

"A gente asfalta num dia, no outro dia de manhã, a concessionária rasga tudo que a prefeitura fez", desabafou Renato Junior, ressaltando que a população frequentemente atribui a culpa dos buracos, de forma errônea, à prefeitura.

A medida enérgica busca justamente evitar que ruas recém-recuperadas sejam reabertas de forma desordenada, reduzindo os transtornos aos moradores e os prejuízos à infraestrutura urbana. O anúncio oficial ocorreu durante o lançamento de uma nova frente de recapeamento e asfaltamento na Zona Norte da capital.

Para garantir o cumprimento da ordem, a prefeitura mobilizou uma força-tarefa envolvendo seis pastas estratégicas, incluindo a Procuradoria Geral do Município (PGM) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGNU). O prefeito garantiu que está disposto a levar a situação às últimas consequências.

As sanções financeiras e administrativas contra a Águas de Manaus incluem:

* Multa imediata: A empresa já foi autuada em mais de R$ 9 milhões.

* Nove punições a caminho: Uma nova autuação superior a R$ 10 milhões está prevista para as próximas semanas.

* Obrigatoriedade: A concessionária está desautorizada a abrir novas frentes e terá que fechar todos os buracos que já abriu na cidade.

O chefe do Executivo criticou duramente a gestão da concessionária, sublinhando que, por ser uma empresa que arrecada recursos mensalmente de casa em casa com a taxa de água, ela tem o dever de respeitar os cidadãos. Renato Junior subiu o tom e avisou que, caso os serviços continuem sendo executados fora dos padrões exigidos e dos cronogramas estabelecidos, poderá solicitar a expulsão da empresa do município.

O prefeito também rebateu as campanhas publicitárias da concessionária: "Não adianta a concessionária de águas pagar muitos veículos para fazer propaganda. Aonde ela tiver fazendo propaganda, eu vou no outro dia mostrar o que ela está fazendo em Manaus. Nós não aceitamos mais isso. Chega", disparou.

Com todas as obras da concessionária oficialmente embargadas e suspensas, a prefeitura convocou os cidadãos a atuarem como fiscais do espaço público. Caso os moradores flagrem funcionários da Águas de Manaus abrindo novos buracos ou rasgando o asfalto em qualquer ponto da cidade, a orientação é registrar o fato e enviar a denúncia imediatamente por meio do Facebook ou dos perfis oficiais da prefeitura e do prefeito no Instagram. Uma equipe será enviada de imediato ao local para conter a ação e notificar a empresa.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!